Na última sexta-feira (16), o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) formalizou um contrato com nove cooperativas da agricultura familiar por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal. O acordo estabelece o fornecimento de produtos frescos, como hortigranjeiros, para atender às necessidades alimentares dos funcionários e pacientes do GHC, totalizando um investimento anual de R$ 4,4 milhões.
O diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello, expressou sua gratidão pela colaboração de todos os envolvidos na concretização desse contrato. Ele destacou que o Grupo já está em processo de aquisição de alimentos industrializados, como sucos, pães, bolachas e lanches, para complementar os mais de 50 tipos de alimentos frescos provenientes da agricultura familiar.
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Texeira, reconheceu a iniciativa pioneira do GHC, sendo o “primeiro hospital público do Brasil a fechar contrato de compras públicas com a agricultura familiar”. Ele enfatizou que proporcionar o acesso a alimentos saudáveis, como os fornecidos pela agricultura familiar, pode contribuir significativamente para a saúde da população.
O cooperativado Gervásio Pluscinski ressaltou a importância das cooperativas na concretização do programa, enquanto Bruno Justin, outro cooperativado, enfatizou a participação das políticas públicas no estímulo à geração de renda. Na cerimônia, Sidnei Justin Witts representou as cooperativas no momento da assinatura do contrato.
Além da formalização do contrato, o evento realizado no Auditório Jahyr Boeira de Almeida, no Centro Administrativo GHC, marcou a posse da Comissão de Segurança Alimentar e Nutricional do GHC. Presidida pela nutricionista Marília Garcez, a comissão destacou a preocupação com a alimentação, desde a produção dos alimentos até o consumo por mais de 10 mil usuários, residentes, pacientes e acompanhantes diariamente atendidos no Grupo Hospitalar Conceição.
A cerimônia contou com a presença de autoridades como o diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, o diretor administrativo e financeiro do GHC, João Motta, o diretor de Atenção à Saúde do GHC, Luís Antônio Benvegnú, a deputada federal Maria do Rosário, representando a Câmara dos Deputados, o deputado federal Elvino Bohn Gass, e os deputados estaduais Zé Nunes e Miguel Rossetto.