O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), abriu inscrições para que os municípios interessados possam aderir ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea. A adesão deve ser formalizada por meio de um Termo de Adesão, e os municípios já podem manifestar interesse a partir desta terça-feira, 6 de maio. O prazo se estende até o dia 20 de maio.
O PAA é uma política pública que fortalece a segurança alimentar e nutricional ao conectar a produção da agricultura familiar com instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os alimentos adquiridos com os recursos do programa são destinados gratuitamente a escolas públicas, restaurantes populares, instituições de longa permanência e organizações sociais voltadas ao combate à fome.
Além disso, o programa valoriza o trabalho de agricultores familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais, promovendo geração de renda e desenvolvimento local.
Os municípios interessados devem preencher o formulário eletrônico disponível neste link [inserir link aqui].
Destaque recente:Somente no mês de março de 2025, o Governo Federal adquiriu mais de 2,15 mil toneladas de alimentos produzidos por agricultores familiares, totalizando um investimento de R$ 15,13 milhões. A ação beneficiou 5.545 produtores em todo o país. Os alimentos, provenientes de mais de 200 variedades, foram distribuídos a instituições habilitadas para atender pessoas em situação de insegurança alimentar.