No último dia 20 de dezembro, na Aldeia Meio da Mata do povo Pataxó, ocorreu a primeira reunião de esclarecimento da CHAMADA PÚBLICA ATER SDR/BAHIATER Nº 001/2022, Núcleo MA 19 que abrange os municípios Itabela, Porto Seguro e Eunápolis.
Nesta ocasião, os indígenas tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), desenvolvido pelo ITT – Instituto Terra e Trabalho.
Parte importante deste trabalho, começa com o diagnóstico da situação do território e das famílias atendidas, por isso esse diálogo permanente com a comunidade se mostra imprescindível, como nos conta a indígena Enilsa Braz dos Santos, da Aldeia Mãe – Barra Velha, e realiza um trabalho na escola com crianças que eventualmente encontram-se em situação de vulnerabilidade:
… A expectativa de quem trabalha com a comunidade é diferente da prática, a gente acha que todo mundo tem o patamar de vida igual…
Por isso, um dos pontos principais desse encontro foi trazer os caciques para abertura dessa conversa, que será permanente durante todo o trabalho.
Outro ponto importante, é a necessidade de fortalecer parcerias para que o edital ganhe força dentro da comunidade, seja com poderes públicos como Secretarias de agricultura, serviço social e saúde dos Estados e de Municípios, ou com outras instituições do terceiro setor, como ONG’s que tenham os mesmo objetivos. Os desafios são muitos, mas o trabalho conjunto fortalece e potencializa a ação.