O que é o Bureau Verde do Crédito Rural, como vai funcionar e por que é importante?

Entenda o que é Bureau Verde do Crédito Rural, por que é importante e como ele vai funcionar o Brasil.

O que é Bureau Verde do crédito rural?                    

O Bureau Verde do Crédito Rural é um sistema que permitirá ampliar a verificação de critérios socioambientais na concessão de financiamentos a produtores rurais

O novo sistema do Banco Central do Brasil, permitirá que as instituições financeiras verifiquem critérios socioambientais para a concessão de financiamentos para agricultores e pecuaristas, fazendo a integração de sete bases de dados do governo para checar, online e em tempo real, se a área a ser financiada está em dia com as obrigações legais e se atende aos requisitos de sustentabilidade. Essa nova ferramenta impedirá a realização de operações ilegais, sinalizando a necessidade de uma melhor abordagem referente as práticas ambientais e enquadrando  empréstimos em uma classificação especial. O intuito é que as operações consideradas “sustentáveis” tenham um limite até 20% maior.

A partir de dados coletados do Serviço Florestal Brasileiro, número do CAR, checagem de Áreas de Proteção Permanentes e de Reserva Legal das propriedades a serem financiadas, o Banco Central quer ampliar a lista de verificações seguindo critérios socioambientais. Essa checagem também será feita para outorgas de água, de áreas embargadas ou em unidades de conservação, de terras indígenas, trabalho infantil e informal e de reforma agrária.

O Bureau de Crédito Verde, criado pelo Banco Central do Brasil irá reunir as informações do Crédito Rural, concedidas por Bancos Brasileiros, definindo se essas operações estão de acordo com os critérios de sustentabilidade, tomando como exemplo a recuperação de pastagens e uso de energia renovável. Essa proposta promete além de facilitar a certificação de práticas sustentáveis, incentivar o Crédito Rural Verde, oferecendo um selo de aderência dos critérios de sustentabilidade aos Produtores Rurais, facilitando a emissão de títulos verdes no Brasil.

Por que o Bureau Verde do crédito rural é importante e quem pode usá-lo?

Com a criação do projeto Bureau Verde do Crédito Rural, o índice de financiamento deve ser alavancado, atingindo o objetivo de aumentar em 20% os recursos para operações que forem consideradas “verdes”. Quem não cumprir estes requisitos, terá acesso dificultado aos financiamentos.

O Bureau Verde do Crédito Rural poderá ser utilizado por Produtores Rurais que estiverem adequados com as normas ambientais impostas pelo Banco Central do Brasil.Se o Produtor Rural estiver em dia com as obrigações legais e atendendo aos requisitos de sustentabilidade, poderá tomar crédito junto a instituições financeiras.

Como o Bureau Verde vai funcionar?

O Banco Central do Brasil quer ampliar, para a safra 21/22, a lista de verificações seguindo critérios socioambientais a partir de dados coletados do Serviço Florestal Brasileiro, número do CAR, checagem de Áreas de Proteção Permanentes e de Reserva Legal das propriedades a serem financiadas, o Banco Central quer ampliar a lista de verificações seguindo critérios socioambientais. Essa checagem também será feita para outorgas de água, de áreas embargadas ou em unidades de conservação, de terras indígenas, trabalho infantil e informal e de reforma agrária.

Essas informações serão filtradas, fazendo a separação entre operações que não podem ser concluídas, seja por estarem em área indígena ou sem número do CAR, outras que dependem de um certo tratamento pelas Instituições Financeiras, recompondo a vegetação ou manejo das florestas, e aquelas que poderão ser efetivadas.

A previsão é de que a partir deste mês, julho, o sistema entre em operação entre os bancos. No início de 2022 o plano é implementar as características de Open Banking no “bureau verde” ou “bureau de crédito rural sustentável”, com transparência e acesso às informações por outras instituições financeiras e até terceiros. A fim de não aumentar os custos de observância, esses compartilhamentos não são obrigatórios e serão condicionados a autorização dos bancos e tomadores de crédito.

Fonte: Tentoscap