OPORTUNIDADE: Editais do BNDES promovem Agricultura Familiar Sustentável na Alimentação Escolar e Iniciativas de Reflorestamento no Pantanal e Cerrado

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), lançou um edital no valor de R$ 336 milhões, com o objetivo de garantir alimentação saudável e segurança alimentar para estudantes de escolas públicas, ao mesmo tempo em que impulsiona oportunidades de emprego e renda para agricultores, incluindo comunidades indígenas, quilombolas. Serão selecionados 10 projetos que fortaleçam a capacidade de produção, aquisição e consumo de alimentos sustentáveis, valorizando a diversidade socioambiental.

Esta iniciativa é parte do programa “Amazônia na Escola: Alimentação Saudável e Sustentável”, em colaboração com o BNDES, @fnde.oficial, @mdagovbr, @mdsgovbr e @mmeioambiente. Para mais informações, acesse o link na descrição (linklist.bio/BNDES).

Em outra ação do programa Floresta Viva, a Petrobras e o BNDES preparam um edital no valor de R$ 42 milhões, para atividades de reflorestamento no Pantanal e no Cerrado. Esta parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) foi divulgada durante um evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A abertura do edital está programada para 18 de dezembro, e as propostas poderão ser enviadas até março de 2024. O edital é coordenado pelo Funbio, sendo aberto para participação de instituições sem fins lucrativos, com pelo menos dois anos de existência, como associações civis, fundações privadas e cooperativas. Juntos, o Pantanal e o Cerrado ocupam cerca de 2 milhões de km².

Os projetos interessados na seleção pública devem ser apresentados por instituições sem fins lucrativos, como associações civis, fundações privadas ou cooperativas. Mais detalhes sobre o edital podem ser encontrados no Portal de Chamadas do FUNBIO em: https://chamadas.funbio.org.br/floresta-viva-corredores-de-biodiversidade.