SOS AMAZÔNIA: Rio Negro tem pior seca da história ao atingir 13,59 metros em Manaus, são anunciadas medidas de combate a seca

Conhecido pelas águas escuras e extensão de quase 1.700 km, o Rio Negro atingiu 13,59 metros, marcando a pior seca em Manaus. Em 2010, a seca foi considerada a mais severa, atingindo 13,63 metros.  Atualmente, o rio continua baixando cerca de 13 centímetros por dia. A seca afeta a cidade, fechando escolas, prejudicando a navegação e causando problemas ambientais com queimadas.  Desde setembro, Manaus está em situação de emergência, com a prefeitura tomando medidas como a abertura de poços artesianos e distribuição de cestas básicas. A seca levou ao encerramento antecipado do ano letivo em comunidades ribeirinhas. Manaus, assim como quase todos os municípios do Amazonas, vive uma severa crise ambiental, e tem deixado comunidades isoladas. 

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, informou na última sexta-feira (13), que o Governo Federal vai enviar mais 100 brigadistas para combater incêndios e queimadas na região da Amazônia. O número de agentes se soma a outros 200 profissionais, que já estão na região para tentar combater os focos de incêndio.  

O Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional Waldez Góes, anunciou a liberação de recursos extraordinários por meio de Medida Provisória para estados do Norte do País. Assim que os planos de trabalho municipais forem apresentados, a MP será publicada.  

Os dados mais recentes apontam mais de mil focos de calor, principalmente no Amazonas, nos municípios de Autazes e Careiro. Somente em outubro, foram registrados mais de 2,7 mil queimadas. Manaus, capital do estado, está embaixo de fumaça há dias. 

Na quarta-feira (4) de Outubro, o Vice-Presidente Geraldo Alckmin (PSB) anunciou medidas emergenciais para socorrer a região do Amazonas, nas bacias dos rios Solimões e Madeira. Entre as iniciativas, estão a realização de duas obras de dragagem, a primeira terá oito quilômetros de extensão, com duração de 30 dias e custo de R$ 38 milhões. A segunda, de 12 quilômetros, terá duração de 45 dias e custo de R$ 100 milhões. A antecipação do seguro defeso para pescadores “O ministro André de Paula, da Pesca, e a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente] vão trabalhar para antecipar em 2 meses o seguro defeso, que começaria em 15 de novembro. Com isso, a gente ajuda os pescadores”, acrescentou o vice-presidente.   

 “ O pagamento do Bolsa Família e do BPC [Benefício de Prestação Continuada] será antecipado para o dia 19 de outubro. Para os agricultores do Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar] que tiveram perda de produção, será feito o pagamento integral do seguro”, disse Alckmin. 

Alckmin disse ainda, que 540 profissionais do programa Mais Médicos irão para o Amazonas, somando-se aos 240 que já atuam em Manaus (AM).   

Segundo especialistas, à combinação de dois fatores que inibem a formação de nuvens e chuvas: o El Niño (que é o aquecimento do oceano Pacífico) e a distribuição de calor do oceano Atlântico Norte. 

“O evento do Atlântico Tropical Norte está se somando ao El Niño. Dois eventos ao mesmo tempo são preocupantes. Tivemos isso entre 2009 e 2010, que foi a maior seca registrada na bacia do rio Negro nos últimos 120 anos” — Renato Senna, meteorologista responsável pelo monitoramento da bacia amazônica no Inpa.